HISTÓRIA DO MULTIESPORTE TRIATHLON EM LONDRINA

 Introdução

O Triathlon é uma modalidade multiesportiva, composta pela natação, ciclismo e corrida a pé.

As variações são quanto às distâncias, podendo ser SPRINT com 750m/20km/5km, STANDARD com 1.5km/40km/10km e LONGA DISTÂNCIA a partir de 1.9km/90km/21km.

 Quanto às modalidades temos o DUATHLON (corrida, natação e corrida) nas distâncias Sprint e Standard, o CROSS-TRIATHLON nas distâncias 1km/30km/7km (realizado em circuito off-road, com bicicleta de mountain-bike e trail run), o CROSS-DUATHLON (off-road), o AQUATHLON (natação e corrida) com as distâncias 1,5km/5km, o AQUABIKE (natação e ciclismo) com as distâncias 1.5km/40km.

Ainda existe o recem criado TEAM MIXED RELAY, que é um revezamento misto entre equipes em formato inovador, emocionante e altamente competitivo. Cada time é composto por 2 mulheres e 2 homens. De forma intercalada, cada integrante realiza o percurso de 300 metros de natação, 8 quilômetros de ciclismo e 3 quilômetros de corrida. Vence a equipe que completar o percurso em menor tempo.

O Triathlon e suas vertentes (Aquathlon, Duathlon, Cross-Triathon, Cross-Duathlon, Aquabike, e Team Mixed Relay) exigem muito por se tratar de multiesportes. Desta forma se faz necessário uma preparação constante e multidisciplinar. Temos presenciado uma massificação na prática do triathlon, que exige mais disciplina e dedicação se comparados a outros esportes, onde seus praticantes utilizam diversos recursos para melhorarem o desempenho, para alcançarem, se possível, lugares mais altos no pódio ou se classificarem para campeonatos nacionais e mundiais.

 

Histórico em Londrina

Em 5 de novembro de 1995 aconteceu a primeira competição que se tem registro, foi o Duathlon Terrestre, realizado pelo SESC/Paraná no Jardim Aeroporto e contou com a participação de mais de 60 atletas de todo Paraná, que percorreram 5km corrida/ 20km ciclismo/ 5km corrida.

 

Posteriormente, em julho de 1997, aconteceu na academia WET Sport situada na Rua Prof. Julio Estrella Moreira, o primeiro “Duathlon Aquático” (Aquathlon) em Londrina. Na oportunidade competiram aproximadamente 70 atletas. A natação foi realizada na piscina da academia WET Sport, e a corrida na pista do Zerão (Área de Lazer Luigi Borghesi).

 

Em 07 de outubro de 1998, 23 Bombeiros militares completaram um Short Triathlon (Sprint) no Lago Igapó II, em comemoração ao aniversário do Corpo de Bombeiros do Paraná. Eles nadaram 750m no lago, pedalaram 20km e correram mais 5km nas imediações do Aterro e do Lago Igapó II.

Já em 6 de dezembro de 1998, foi realizada a primeira Etapa do 1º Circuito Norte Paranaense de Triathlon no Lago Igapó II nas distâncias Short (Sprint), com inscrições abertas ao público e que contou com a participação de aproximadamente 90 triatletas de Londrina e região.

O 1º Circuito Norte Paranaense de Triathlon e Duathlon Terrestre surgiu em 1998, da união de esforços de dois militares, o então Tenente Hilberaldi Correia de Lima da Polícia Militar, e o Tenente Wilson Oliveira Paulino do Corpo de Bombeiros.

O objetivo era promover competições em Londrina, uma vez que as provas ocorriam em maior número na capital, sua região metropolitana, e no litoral paranaense. Nascia então um circuito que atraiu muitos atletas para a modalidade do multiesporte de várias regiões do Paraná, e também fez com que os “olhos” da Federação Paranaense de Triathlon (FPTRI) se voltassem para o interior do estado, sendo que em anos vindouros etapas do Campeonato Paranaense de Triathlon e Aquathlon foram realizadas em Londrina pela FPTRI, atraindo atletas com títulos nacionais e até um atleta olímpico. O Circuito Norte Paranaense ocorreu entre os anos de 1998 a 2000, voltando em 2007, indo até 2010.

 

Em dezembro de 2008 no município de Sertanópolis, no interior do Condomínio residencial Eco Villas, aconteceu a primeira prova de Cross Triathlon da região e realizada em circuito off-road. A prova contou com a participação de 68 triatletas que competiram nas distâncias de 1 km de natação, 28 km de Mountain Bike e mais 8 km de corrida, sendo promovida pelo Clube de Aventura de Londrina.

HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO TRIATLETICA LONDRINENSE

Com o crescimento do multiesporte na região, em 16 de setembro de 2002, os atletas e professores de natação Cosme José Monteiro e Eliana Silva de Souza se reuniram na escola de natação Forma D´água, situada na Rua Pedro Marcos Prado em Londrina e criaram a Associação Triatlética Londrinense (ATRIL).

O objetivo dos fundadores era promover o esporte em nossa região, fortalecer a modalidade, bem como unir os atletas de nossa cidade. Com base nesses objetivos foram realizados festivais de triathlon, eventos para arrecadação de fundos, intermediação de verbas municipais, estaduais e federais para o amparo ao atleta, isso possibilitou a formação de profissional na área do Triathlon, participação de atletas londrinenses em várias competições de Triathlon, bem como locação de transporte para atletas, entre outras atividades em prol do esporte.

Na sequência dos anos iniciaram projetos sociais na ATRIL, bem como a adesão de novos atletas, termo de cooperação técnica com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e a participação de associados em eventos oficiais maiores. Atletas da ATRIL se tornaram campeões estaduais e nacionais no Agegroup, e alguns conquistaram a tão sonhada vaga para representar o Brasil nos mundiais da modalidade.

Com o passar dos anos, associados atletas juvenis iniciaram estudos de formação profissional e pararam de competir, alguns migraram de esporte, e outros associados mudaram de local de residência. Isso tudo fez com que a ATRIL perdesse fôlego ficando inerte por alguns anos.

           Em 26 de julho de 2023, triatletas experientes com títulos nacionais no Agegroup e na categoria Elite, bem como, atletas experientes de competições de longas distâncias com resultados expressivos no território nacional, muitos com participação em competições internacionais, se reuniram para reativar a ATRIL.

Houve a necessidade de adequar o estatuto às novas leis vigentes, bem como reestruturar a associação com os mesmos objetivos expostos na primeira assembleia geral. Agora com caráter institucional de federado junto à Federação Parananense de Triathlon (FPTRI) e Confederação Brasileira de Triathlon (CBTRI), visando fortalecer o Triathlon e o Multiesporte oficial no norte do Estado do Paraná.